quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dating packages uma ova!


Recentemente me peguei lendo um artigo (em inglês) sobre as vantagens de se afiliar a sites de encontros online que recebi via twitter. Lá pelas tantas o redator diz assim (tradução livre do inglês):

“O dating package é mais que um site de encontros online. O dating package oferece um especialista profissional. Sem treinamento, você será atirada em um mar cheio de ‘peixes’ rápidos e furiosos. Alguns vão partir seu coração e outros não vão lhe dar atenção, enquanto alguns vão simplesmente afastar você. Namorar online é a coisa certa a se fazer, porque elimina todas as pessoas que você não quer e foca nas pessoas que são realmente compatíveis com você.  
O que um dating package faz é tornar essa experiência mais fácil para as pessoas inexperientes ou desiludidas com encontros. Especialistas em encontros podem ajudar você a criar um perfil que é interessante, sexy e sensual, o tipo que provoca reações nas pessoas. Os especialistas também fornecem uma conversa pessoal e podem dar sugestões como quais são os melhores sites de namoros para se cadastrar...”
Como atual membro do clube das solteiras, já pensei em várias táticas e técnicas para renovar minha carteirinha do clube das comprometidas. Não descartei os sites de encontros online. Porém, após ler esse artigo (e na íntegra ele vai ficando cada vez mais isnistro), fiquei constrangida e bastante chocada com os argumentos para se trocar (e se conformar com) um tradicional encontro com sua “alma gêmea” por uma versão online de agências matrimoniais.
Analisei friamente cada uma das sentenças que, nas entrelinhas dizem para nós, solteiras (e solteiros, por que não?) que somos incapazes, fracas e feias demais para conseguir ter um encontro de forma natural. Eu já tive a oportunidade de conhecer algumas pessoas pela internet, o que na prática, deu quase na mesma que conhecer na rua, só que com um grau de exigência ainda maior.
— Preciso ver uma foto sua...
(você manda)
— Tá meio borrada né? Tem de corpo inteiro?
— Tem alguma com menos roupa?
— Tem de biquíni?
— Tem só do seu rosto?
Voltando à minha análise, examinei — leigamente, claro, já que não sou um dos especialistas — cada pedaço desse texto para tentar compreender e provar que a mensagem nas entrelinhas desse tipo de crença é: “Você não é capaz.”
1)      Essa galera norte-americana tem uma expressão própria para isso, “dating package”, algo como “pacote de encontros”. Não faço ideia como traduzir isso, talvez porque não faça parte da minha (nossa) realidade de forma tão presente quanto o é nos países “desenvolvidos”, onde falta um pouco mais de calor.
2)      “O dating package oferece um especialista profissional. Sem treinamento, você será atirada em um mar cheio de ‘peixes’ rápidos e furiosos.” Ora, mas não é assim desde que o mundo é mundo? As pessoas querem ter um relacionamento e muitas não medem esforços para consegui-lo, ainda que por meios escusos. A lei da sobrevivência é a lei do mais forte, do mais desenvolvido, e assim será com animais irracionais e com os semirracionais, como nós. Ou você aceita sua condição, seus defeitos e qualidades e carrega seu armamento para a selva, ou se esconde em sua toca e não se machuca, mas também não experimenta aquele gostinho da vitória.
3)      “Alguns vão partir seu coração e outros não vão lhe dar atenção, enquanto alguns vão simplesmente afastar você.” É um absurdo atrás do outro. Atire o primeiro pote de sorvete lambido até o talo quem nunca sofreu por amor? Mostre a língua calejada de tanto lamber colher de pau com brigadeiro quem nunca sofreu uma puta desilusão? Vivendo e aprendendo já dizia mamãe, que, com seus sábios conselhos, já me disse “antes só do que mal acompanhada”. Você será rejeitada, desprezada, traída, humilhada e iludida. Mas peraí! Isso não te faz mais forte? Cair e levantar é o processo natural, quem não estiver preparada para isso, é melhor voltar para o útero e começar tudo de novo.
4)      “Namorar online é a coisa certa a se fazer, porque elimina todas as pessoas que você não quer e focará nas pessoas que são realmente compatíveis com você.” Que critério define que uma pessoa é compatível comigo? Uma pessoa que seja igual a mim, goste das mesmas coisas que eu, tenha as mesmas opiniões que eu? Se eu quiser sair comigo não precisarei sofrer muito, eu me aceito. E como assim “namorar online é a coisa certa a se fazer”? É a sua última cartada? Essa é a fórmula para acabar de vez com o sofrimento de levar um toco? Não parece fácil demais, não? Toco é toco, cedo ou tarde, pessoal ou virtualmente você vai levar um. Assuma o risco. Fora isso, ficar em frente ao computador talvez não seja tão divertido quanto colocar uma roupa maneiríssima, ligar para uma ou duas amigas, beber um drink e olhar para a grande vitrine que é a rua.
5)      “O que um dating package faz é tornar essa experiência mais fácil para as pessoas inexperientes ou desiludidas com encontros.” Gente, nunca foi, nem nunca será fácil! E o dating package não vai fazer isso por você! Ninguém vai ter o primeiro encontro por você, ninguém vai levar um fora ou chorar no travesseiro por você. Todo mundo acaba sendo inexperiente no jogo da sedução, se alguém vendesse a fórmula, estava trilhardário nesse momento. Desilusão... Nem preciso dizer que essa malvada entra e sai do coração da gente. Quem está namorando neste momento pode não se lembrar, mas lá no fundo já esteve em maus lençóis.
6)      “Especialistas em encontros podem ajudar você a criar um perfil que é interessante, sexy e sensual, o tipo que provoca reações nas pessoas.” Para finalizar, essa é sensacional. Veja só, os especialistas vão ajudar você a ser qualquer pessoa, menos você. “Criar um perfil” dará origem a outra pessoa, uma vez que seu perfil já existe há muitos anos, ou seja, você é sexy e “articulada”, intelectual e sensual, meiga e inteligente; mas também é burra e desastrada, ciumenta e tímida, brega e careta. Para encontrar a pessoa que se encaixa com você é preciso ser natural, agir como você age no trabalho, em casa ou na rua. Não dá pra fingir ser quem não se é. Um dia a casa cai. E como sua “alma gêmea” vai te encontrar se você finge ser outra pessoa?

Não devo e não posso condenar os solitários virtuais, até porque eu sou um deles. Apenas vejo esses sites como mais uma forma, não a solução. O contato físico, o olho no olho, o esbarrão, a surpresa, o toque, o sorriso, o cheiro, o jogo... Tudo isso pode ser careta, mas ainda é imbatível na arte da sedução. Mostre suas cartas, mesmo que você esteja blefando, algum jogador pode estar esperando por elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário